É claro que uma ferramenta revolucionária como essa não é fácil de disponibilizar. Para que o mesmo funcione, os equipamentos elétricos da residência devem possuir contadores inteligentes e dispositivos de gestão de energia, chamados "smart meters". Existem atualmente cerca de 40 milhões de protótipos em uso no mundo (nas residências de funcionários e colaboradores do Google), com planos para adicionar mais 100 milhões nos próximos anos. A idéia do Google é fazer parcerias com empresas e distribuidoras de utilitários domésticos para implementação desse sistema e, em seguida, iniciar um projeto piloto que possibilitará que todos tenham acesso a essas informações e de forma gratuita.

De acordo com o Google, os usuários deverão se inscrever para ter o serviço, nenhuma informação pessoal será solicitada e todos os dados sobre energia consumida serão armazenados de forma segura, com a opção de compartilhamento com outros usuários, cancelamento ou exclusão dos dados a qualquer momento.
Estudos mostram que uma família consegue economizar de 5 a 15% da energia com esse serviço; já a natureza ganhará muito mais que isso. Se seis famílias economizarem 10% em eletricidade, por exemplo, a redução nas emissões de carbono é a mesma que retirar um carro das ruas. :-D
Veja abaixo o vídeo do Google que divulga a iniciativa:
Quer saber mais sobre os progressos realizados no projeto? Se inscreva no mailing list.