sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Potencialize seu Twitter

Vivenciamos um debate quente no final de 2008 sobre a necessidade ou não de disponibilizar filtros que qualifiquem os resultados apresentados no twitter search. Muitos defendem que o importante é priorizar o autor com o maior número de Seguidores (followers), outros defendem que o que vale é o quão ativos e populares esses seguidores são para retweetar com sucesso, e ainda tem os que acham esses fatores não são suficientes para obter um resultados confiáveis (vejam matérias no TechCrunch e no Scoble e Scoble).

A questão é que o Twitter é uma das ferramentas de comunicação web mais revolucionárias da última década e seu potencial para difundir informação é absurdo. Dan Zarela, um dos grandes estudiosos do twitter, levantou alguns dados e montou um pequeno guia de como ganhar mais followers e transformar sua "twittada" em um viral. São boas dicas para você que deseja divulgar uma informação ou blog:


Se você preferir parecer moderno e descolado no twitter, seguem dicas em português (tks @crisbartis)

Aproveito para indicar uma matéria que divulga o Twitter de 200 gurus do marketing internacional.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Facebook X MySpace

Contrariando a tendência de gigantes da web, que acabam estagnando depois de alcançarem números estratosféricos, ontem a ComScore liberou novas estatísticas que apontam um crescimento absurdo e constante do Facebook. Ele não só conseguiu superar o MySpace (segunda maior rede social do mundo), como possui quase o dobro de usuários únicos.



Cerca de 222 milhões de pessoas visitaram o Facebook em Dezembro (lembrando que os dados atuais apontam cerca de 150 milhões de usuários "ativos" em redes sociais no mundo) contra 125 milhões do MySpace, ou seja, 22% da audiência ou 1 em cada 5 pessoas que acessaram a internet em dezembro, entrou no facebook. Isso significa um crescimento mensal de 10.8%. A diferença de page views é ainda mais dramática, Facebook teve 80 bilhões contra 43 bilhões do MySpace. Seus números eram semelhantes a apenas 6 meses atrás.

Essa pesquisa foi disponibilizada apenas duas semanas depois da ComScore confirmar que o MySpace ainda é a maior rede social nos Estados Unidos, porém, pesquisas apontam 2009 como o seu último ano de reinado.

É claro que o MySpace já foi se justificando:

"We are laser focused on building a sustainable global business which we measure by profits and revenue--not just eyeballs. In a tough economic climate, our international revenue is up 30 percent year over year and we continue to focus on those markets with the strong monetization opportunities.

Additionally, MySpace continues to dominate the U.S. market--where the bulk of online advertising revenues reside--both in terms of monetization and user engagement with more than 76 million unique users and a 40 percent spike in engagement year over year."

Convenhamos que eles tem um bom argumento, afinal, o lucro é o que conta. Porém, se o facebook continuar a crescer nessa velocidade, com certeza eles criarão uma forma melhor de monetizar seu tráfego. O fato é: os anunciantes estão de olho e, quanto mais gente, melhor.

Como Homens e Mulheres funcionam...

Não consigo aumentar essa imagem no post sem que ela perca a resolução. Basta clicar para vê-la no tamanho correto.