quarta-feira, 25 de março de 2009

Google PowerMeter

Para combater o aquecimento global, o Google está investindo em um serviço chamado Google PowerMeter. A estratégia é permitir que você acesse seu consumo doméstico de energia, em tempo real, atráves de uma ferramenta (gadget) que será disponibilizada no próprio iGoogle, ou seja, você terá a capacidade de controlar e reduzir o seu consumo e, consequentemente, economizar.

É claro que uma ferramenta revolucionária como essa não é fácil de disponibilizar. Para que o mesmo funcione, os equipamentos elétricos da residência devem possuir contadores inteligentes e dispositivos de gestão de energia, chamados "smart meters". Existem atualmente cerca de 40 milhões de protótipos em uso no mundo (nas residências de funcionários e colaboradores do Google), com planos para adicionar mais 100 milhões nos próximos anos. A idéia do Google é fazer parcerias com empresas e distribuidoras de utilitários domésticos para implementação desse sistema e, em seguida, iniciar um projeto piloto que possibilitará que todos tenham acesso a essas informações e de forma gratuita.


De acordo com o Google, os usuários deverão se inscrever para ter o serviço, nenhuma informação pessoal será solicitada e todos os dados sobre energia consumida serão armazenados de forma segura, com a opção de compartilhamento com outros usuários, cancelamento ou exclusão dos dados a qualquer momento.

Estudos mostram que uma família consegue economizar de 5 a 15% da energia com esse serviço; já a natureza ganhará muito mais que isso. Se seis famílias economizarem 10% em eletricidade, por exemplo, a redução nas emissões de carbono é a mesma que retirar um carro das ruas. :-D

Veja abaixo o vídeo do Google que divulga a iniciativa:



Quer saber mais sobre os progressos realizados no projeto? Se inscreva no mailing list.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Twitter Mania

Quem nunca ouviu a seguinte frase "Twitter é o lugar onde quem não tem o que fazer conta o que está fazendo"

Apesar de ser uma frase muito boa e cair como uma luva para 80% dos usuários, o twitter é muito mais do que um simples microblogging; é um lugar onde você pode realmente compartilhar conhecimento e fazer networking. Sendo assim, só depende de você querer ler ou falar realmente o que você está fazendo (apesar de ser o propósito oficial).

O objetivo não é criticar quem o utiliza com esse objetivo, até porque a ferramenta permite que você saiba notícias de seus amigos sem necessariamente precisar bater papo com eles, serve para divulgar seu blog ou um trabalho que tenha desenvolvido e, muitas vezes, funciona como um terapeuta bem pontual, para aqueles momentos que você precisa desabafar algo.

Enfim, o Twitter está aí e cabe a você decidir a melhor maneira de utilizá-lo.

Vejam um vídeo hilário (em inglês) sobre um jovem executivo que luta contra a pressão de aderir ao Twitter (tks ao @weerth).



Se você se encaixa no perfil acima, seus problemas acabaram com essa novidade. No Mosaic, você pode personalizar alguns objetos com seus amigos ou followers do Twitter (se bem que eu quero tb...)

quinta-feira, 12 de março de 2009

Quer se tornar um super-herói?

Todos sabemos que super-heróis são personagens fictícios que tem como objetivo a defesa do bem, da paz e o combate ao crime. Afinal, eles são protagonistas na luta do bem contra o mal no imaginário popular desde o início do século XX. Além do altruismo, dos uniformes, das identidades secretas e dos poderes e habilidades fantásticas; reparem que na maioria das vezes o cenário é urbano e contemporâneo, para que os mesmos se aproximem da realidade e aumentem o nivel de identificação com público.

Para você que sempre quis se tornar um super herói, a Marvel disponibilizou em seu site uma ferramenta super bacana em flash onde o usuário poderá criar, entre centenas de itens, o seu próprio super-herói (em inglês), o "Marvel Create Your Own Superhero". Alguns itens são inspirados em heróis atuais e outros são inteiramente novos. No final você ainda pode enviá-lo por email, salvar no seu computador ou imprimir.

Vejam só como fiquei mega fuckin power fantástica (a-d-o-r-e-i)!


Para quem acha que já temos super-heróis talentosos o suficiente e adoraria saber qual deles é mais parecido contigo, existe um quiz que faz isso por você. Basta responder um questionário (em inglês) e ver o resultado em porcentagens (dica do @felipefernandes).
O meu resultado foi:

Click here to take the "Which Superhero are you?"