quarta-feira, 22 de julho de 2009

Marcas, Redes Sociais e Faturamento

Quais são as marcas que fazem o melhor trabalho em redes sociais? Charlene Li, fundadora do grupo Altimeter, disponibilizou um novo estudo que classifica as 100 melhores marcas de acordo com o seu envolvimento em redes sociais.

O resultado mostra que as empresas melhor classificadas tiveram em média 18% de crescimento na receita, enquanto as de pior colocaçao tiveram 6% de perda. O relatório usou como base a presença em mais de 10 sites de relacionamento, como blogs, Facebook, Twitter, Wikipedia e fóruns de discussão.

O relatório classifica as marcas em quatro tipos, dependendo de quantas redes sociais participam. As mais envolvidas são "mavens", enquanto os menos são "wallflowers" . O estudo ainda cria uma correlação entre o envolvimento em redes sociais e o crescimento da receita.

As dez principais marcas são:

1. Starbucks (127 pts)
2. Dell (123 pts)
3. eBay (115 pts)
4. Google (105 pts)
5. Microsoft (103 pts)
6. Thomson Reuters (101 pts)
7. Nike (100 pts)
8. Amazonas (88 pts)
9. SAP (86 pts)
10. Tie - Yahoo! / Intel (85 pts)

Lembro que uma relação na web bem feita e interligada (monitoramento analítico + planejamento estratégico + ações de relacionamento + geração permissiva de buzz...) gera um retorno absurdo e com baixo custo (se comparado com campanhas off-line), mas deve ser MUITO bem feita (ou o tiro pode sair pela culatra).



Download aqui.

Fontes: Techcrunch e Engagementdb