quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Sua Cauda é Longa?

Sei que o assunto é antigo mas, por incrível que pareça, muitas pessoas ainda me perguntam o que é a tal da cauda longa (long tail); termo super utilizado desde 2006 com o lançamento do livro do Chris Anderson, editor-chefe da revista Wired, e que hoje não sai da boca dos profissionais web.

É simples: a Cauda Longa é um fenômeno observado nas empresas de internet que faturam com produtos de nicho tanto quanto os tradicionais blockbusters. Nessa nova concepção de negócios, o que faz a diferença é a abundância, ao contrário da escassez que existia até então, onde se explorava somente aquilo que vendia mais. Uma vez que os custos de armazenagem e distribuição digitais são infinitamente inferiores, o não-hit acaba se tornando uma parcela importante do faturamento e concorre diretamente com os poucos e efêmeros sucessos do momento.

Empresas como o Google e a Amazon, por exemplo, souberam explorar muito bem esse novo modelo de negócios.

Achei esse vídeo no you tube que faz um resumo muito an passan do livro do Chris Anderson.



Quer mais infos?

Um comentário:

  1. goddamnit, i sooo need to work on my foreign languages... but i love you! i think that's been established... have a lovely holiday season and please don't be a stranger. hugs and kisses from Dallas, Texas. Love, R

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!